Escolha uma Página

FAQ

A equipe da REFRATIL separou as perguntas mais reincidentes em nossos canais de atendimento, caso sua pergunta não esteja na lista, entre em contato conosco que será um prazer atendê-lo.

Informações de Contato

Escritório

Rua Monte Alto, 59 – Mooca
São Paulo – SP – Brasil – 03332-070

}

Horário de Atendimento

Seg-Sex: das 8:00 às 17:30
Sáb-Dom: Fechado

v

Contato

refratil@refratil.com.br
+55 (11) 2605-6050
+55 (11) 95837-1592

Tel: (11) 2605-6050

Aqui toda dúvida é importante!

FAQ

Qual a diferença entre produto refratário e produto isolante?

Existem vários tipos de refratários e isolantes, mas pra você entender de forma simples, entenda que o refratário tem propriedades físicas que o tornam resistentes a determinados ataques químicos, físicos, mecânicos, entre outros; o isolante normalmente é o produto que evita a troca de calor entre um ambiente e outro.

Em outras palavras: o refratário recebe a temperatura e o isolante impede que ele a perca.

Essa explicação é cheia de generalidades. Para entender melhor, fale conosco!

Qual o traço para fazer um reboco de vermiculita?

Podemos sugerir o seguinte traço: 1 Lata de Cimento (18 litros) + 1 lata de areia média (18 litros) + 1 saco de cal hidratado (20 Kg) + 1 ½ sacos de Vermiculita Expandida = Rendimento de 7 m² (considerando espessura de 3 cm).

Qual é melhor? Fibra cerâmica, lã de rocha, lã de vidro ou La de pet?

Depende de uma série de fatores. Para cada situação um deles ou todos eles atendem muito bem. Há que se considerar na escolha, a questão financeira. A Refratil te ajuda com isso! Mas pra não ficar sem resposta:

Fibra cerâmica: normalmente quando se trabalha com temperaturas bem altas;

Lã de rocha: resiste a temperaturas menores que a fibra cerâmica, mas é um bom isolante acústico, que não é o caso da fibra cerâmica;

Lã de vidro: é um bom isolante termoacústico. Encontrado em temperaturas altas e baixas (incluindo refrigeração), forros, telhados e dutos de ar condicionado. Normalmente é mais barata que a lã de rocha;

Lã de pet: é um bom isolante entre pavimentos e preenchimento de drywall. Fácil de manusear e ecologicamente correto.

Essa explicação é cheia de generalidades. Para entender melhor, fale conosco!

Qual a diferença entre cimento refratário e concreto refratário?

O cimento refratário tem como objetivo assentar e rejuntar peças refratárias. Os concretos refratários geralmente se utilizam para moldar peças especiais, ou revestir em substituição ao tijolo devido às características físicas do forno.

Essa explicação é cheia de generalidades. Para entender melhor, fale conosco!

Qual é o melhor agregado para concreto leve? Vermiculita expandida, argila expandida, pérolas de isopor ou perlita expandida?

Depende. Se a questão se refere apenas ao peso no final da construção ou se busca também um isolamento térmico. Também é necessário saber se este concreto preencherá uma laje (se haverá trânsito ou não), ou se é estrutural, o traço utilizado e etc. Sem falar na questão financeira que também é relevante. A REFRAILte ajuda com isso! Mas pra não ficar sem resposta:

Vermiculita Expandida – Aplicações e Traços

Argila Expandida – Aplicações e Traços

EPS (Isopor®) – Tabela de Traços

Perlita Expandida – Aplicações e Traços

O que significa PTFE?

Politetrafluoretileno.

E um polímero conhecido mundialmente pelo nome comercial Teflon®, marca registrada de propriedade da empresa DuPont.

O que significa EPS?

E a sigla do Poliestireno Expandido (em inglês Expanded PolyStyrene). No Brasil é mais conhecido como Isopor®, marca registrada de propriedade da empresa Knauf.

O que significa XPS?

E a sigla do Poliestireno Extrudado (ou extrudido), em inglês, Extruded PolyStyrene.

Qual a diferença entre EPS e XPS?

Fisicamente possuem aparência distintas: o EPS apresenta as típicas bolinhas em sua superfície enquanto o XPS tem uma aparência mais uniforme. O XPS é produzido em diversas densidades e o EPS pode variar em razão do processo industrial. Você vê o XPS normalmente em bandejinhas de mercado, embalagem de delivery, entre outros. O EPS (que no Brasil é mais conhecido como Isopor®), você vê normalmente em caixas térmicas, por exemplo. Ambos são bons isolantes térmicos aplicáveis para distintas situações. O XPS geralmente é mais caro que o produto produzido em EPS.

Como fazer sachê perfumado (sachê aromático) com vermiculita?

Sugestão:

Em um copo medidor coloque até 50 ml de essência de sua preferência. Em seguida misture 50 ml de base para perfume/aromatizador e mexa bem.

Em um saco plástico transparente, coloque 400 gramas de Vermiculita Expandida e sobre ela derrame a mistura preparada com a essência. Feche o saco plástico criando ar dentro dele e agite bem para misturar. Reserve por no mínimo 12 horas para secar.

Faça os sachês usando tecido de algodão ou sacos de organza.

Esta receita pode render até 80 sachês aromáticos de 5 gramas cada.

Qual o traço de reboco com vermiculita para Sauna?

Traço Sugerido:

1 Lata de Cimento (18 litros) + 1 lata de areia média (18 litros) + 1 saco de cal hidratado (20 Kg) + 1 ½ sacos de Vermiculita Expandida = Rendimento de 7 m² (considerando espessura de 3 cm

Qual é o melhor isolante acústico?

Um bom isolamento acústico é o somatório de vários produtos que isolam e absorvem o som aliados a um cálculo e serviço bem realizado por profissional do ramo. Entretanto, caso não tenha este profissional para ajudá-lo, a Refratil poderá ajudá-lo em sua experiência.

Não é possível dizer qual é o melhor de forma genérica, pois cada caso é um caso.

O melhor é aquele que resolve seu problema, não é mesmo?

Qual é o melhor isolante térmico?

Depende de diversos fatores, entre eles, a temperatura de trabalho, se há ou não chama direta, ataques químicos, físicos, mecânicos, entre outros. Além do serviço realizado por profissional especializado. Entretanto, caso você mesmo for executar o serviço, a Refratil pode te ajudar.

Leve em consideração que existem muitos materiais, de diferentes densidades, dimensões, funções e, claro, preços diferentes.

O que é a Alumina (Al2O3)?

Alumina ou Oxido de Alumínio é um composto químico de dois átomos de alumínio (Al) e três de oxigênio (O). Tem como característica, entre outras, um elevado ponto de fusão. E encontrado nos materiais refratários lhes conferindo maior inércia química, dureza e maior temperatura de trabalho. Normalmente encontrará esta referência nos produtos refratários com alta ou baixa quantidade de alumina, entre outras características, maior ou menor resistência a determinadas temperaturas de trabalho. Entretanto somente esta informação não é suficiente para a boa escolha do produto adequado.

Essa explicação é cheia de generalidades. Para entender melhor, fale conosco!

A Refratil vende para Pessoa Física?

Sim.

A Refratil vende para outros estados?

Sim.

Para que serve o refratário?

Resumidamente são produtos aplicados em processos que envolvam alta temperatura, como por exemplo, fornos em geral, fundições, forjarias, siderúrgicas, na indústria do vidro, churrasqueiras, entre outros.

O que são materiais refratários e materiais isolantes?

Materiais refratários são produtos que suportam elevadas temperaturas e possuem, dentre outras características, baixa condutividade térmica. Podem ser formados (tijolos e placas) ou monolíticos (concretos e argamassas).

Os materiais isolantes podem ser isolantes térmicos (que possui baixa condutibilidade térmica, prevenindo ou reduzindo a condensação, atrasando a perda de calor ou frio), isolantes acústicos (que atenuam, bloqueiam ou dissipam o som entre ambientes ou pavimentos), isolantes elétricos (produtos com rigidez dielétrica). Estes são os isolantes que você encontrará na Refratil. Naturalmente existem outras classificações para diferentes aplicações.

São encontrados em diferentes formatos como mantas, placas, feltros, cordas, minerais, entre outros.

Essa explicação é cheia de generalidades. Para entender melhor, fale conosco!

A Refratil vende amianto ou produtos que contenham amianto (asbesto)?

Não. No Brasil seu uso é controlado, entretanto, no Estado de São Paulo seu uso é totalmente proibido.

 Se tiver interesse em conhecer mais sobre o tema, visite as páginas a seguir:

O que são materiais isolantes elétricos?

São produtos com alta rigidez dielétrica (não conduzem eletricidade) e alta resistência mecânica e estrutural. Possuem diferentes formatos e dimensões.

Essa explicação é cheia de generalidades. Para entender melhor, fale conosco!

A Refratil vende pequenas quantidades?

Sim, considerando as embalagens dos produtos.

Quanto pesa um saco de vermiculita?

O saco de vermiculita pode pesar de 10 a 12 kg em média. Entretanto o produto não é vendido por peso, pois o produto quando de sua movimentação e armazenamento pode gerar um pó no interior da embalagem que o agrega peso. Desta forma, o produto poderá ser encontrado por litros, m³ ou unidade (sacaria de papel Kraft). Desconfie de vermiculita vendida por kg.

Sacaria contendo 0,10 m³ ou 100 litros, podendo ser de granulometria média, fina ou super fina.

O que diz a NBR 15575?

Determina um nível de parâmetros técnicos mínimos na construção civil, tais como desempenho acústico e térmico.

Ela trás como exigência, por exemplo, que as paredes tenham capacidade de reduzir em pelo menos 45 dB o ruído entre unidades habitacionais autônomas.

Saiba mais em http://www.abntcatalogo.com.br/

Em quanto reduz o peso a argamassa de vermiculita da argamassa convencional?

Pode ser até 78% mais leve. A argamassa com vermiculita possui densidade média de 604 kg/m³ enquanto a convencional (cimento:areia) 2.200 kg/m³.

O reboco com vermiculita também é um isolante acústico?

Locais utilizados para reuniões públicas, como por exemplo, templos religiosos, buffet’s, casa de shows e etc, devem ficar dentro dos parâmetros estabelecidos pelos órgãos reguladores locais e, mais importante do que a própria regulamentação, devem observar o “impacto de vizinhança” ou o “Grau de Incomodidade”.

Tratando disto, um dos fatores a ser considerado é a emissão de ruídos ao exterior.

As características do som são as seguintes:

  1. Refletir
  2. Refratar
  3. Difratar
  4. Reverberar

Para que ocorra o alívio do incomodo ao exterior, busca-se diminuir a REFRAÇÃO e a DIFRAÇÃO.

Para melhorar o conforto interno, busca-se diminuir a REFLEXÃO e a REVERBERAÇÃO.

Através do REBOCO contendo VERMICULITA EXPANDIDA, contribuirá (e muito) para diminuir a refração, pois no caso da difração o som contornará frestas de janelas e portas, ainda que fechadas, causando ainda vibrações. Entretanto, será mínimo frente aos benefícios alcançados quando diminuída a REFRAÇÃO.

Além disso, este reboco trará também conforto térmico, trazendo uma substancial economia de energia no uso de ar condicionado e aquecedores.

O que é absorção sonora?

E a propriedade que alguns materiais possuem de dissipar a energia sonora que incide sobre eles, através da transformação da energia mecânica vibratória em energia térmica.

O que é isolação sonora?

As ondas-sonoras que incidem nos elementos construtivos das edificações tais como paredes, pisos e tetos, produzem vibrações através de pequenos movimentos nas superfícies e transmitem som de um ambiente para outro, assim como ruídos exteriores do trânsito, aviões ferrovias, etc.

O que significa TNT?

Tecido não tecido. Enquanto o tecido é fabricado utilizando tear, a avançada tecnologia da indústria permite a obtenção de tecido não tecido sem a necessidade destes equipamentos. É definido pela norma NBR-13370 e caracterizado como estrutura plana, flexível e porosa, constituída de véu ou manta de fibras ou filamentos, orientados direcionalmente ou ao acaso. A estrutura pode ser elaborada por processo mecânico (fricção) e/ou químico (adesão) e/ou térmico (coesão) ou ainda combinações de todos estes processos.

A Refratil produz produtos sob medida?

Sim, mediante apresentação do desenho ou projeto e aplicação, com uma programação adiantada da compra.

Como utilizar o concreto isolante?

Sempre que possível, o concreto isolante deve ser aplicado imediatamente após ter sido misturado. De preferência 20 minutos seguintes à adição de água;

O concreto isolante deverá ser muito bem socado ao ser colocado. Nas superfícies horizontais, bata com a beirada de uma colher ou pá, antes de terminar com uma régua;

Deixa-se o concreto isolante secar ao ar durante 24 horas, antes de colocá-lo em serviço, obtendo assim os melhores resultados;

Durante o primeiro fogo, a temperatura deverá ir aumentando aos poucos, afim de evitar a formação de vapor no interior da massa.

Como armazenar e assentar o tijolo refratário?

É absolutamente necessário conservar os materiais refratários em depósitos cobertos e secos. A colocação de refratários deve ser feita por operários especializados.

Empregar argamassas refratárias próprias correspondentes à qualidade de cada tipo de refratário.

Fazer as juntas mais finas possíveis afim de evitar vácuos entre os tijolos, que determinariam pontos de fácil e rápida corrosão.

Não molhar os tijolos antes de colocá-los.

Antes de por em funcionamento o forno, é necessário secar lentamente e aquecer gradativamente as alvenarias.

Como aplicar o reboco isolante pronto?

Misturar o conteúdo da embalagem com a quantidade de água indicada, até adquirir uma consistência pastosa (ponto de reboco); Aplicar na parede ou piso utilizando equipamento de projeção mecânica ou manualmente com colher de pedreiro; Sarrafear e Desempenar normalmente; Após secagem, aplicar o acabamento desejado (azulejo, tinta, pastilha, textura, etc.);

A superfície da parede deve ser chapiscada com uma mistura de areia e cimento na proporção de 1 : 3.

A espessura mínima de aplicação do REBOCO ISOLANTE é de 2 cm.

O que diz a NBR 11.752?

Esta Norma estabelece os requisitos para o uso de materiais celulares de poliestireno para isolamento térmico na construção civil e refrigeração industrial nas temperaturas entre – 54 °C e + 74 °C.

O que significa Tivek®?

E uma marca de fibras de flashpun, um polietileno de alta densidade e material sintético; O nome é uma marca registrada da DuPont. É comumente utilizado em isolamentos de prédios durante o período de construção.

O que é char broiler?

E um equipamento composto por grelhas, com queimadores que aquecem materiais radiantes responsáveis por proporcionar um sabor exclusivo aos alimentos. O termo vem da língua inglesa e está associado/sinônimo a “grelhar”.

A Refratil possui atendimento presencial?

Sim e com todos os cuidados necessários em razão da pandemia da Covid-19. Rua Monte Alto, 59 São Paulo/SP.

Quais são as formas de pagamento da Refratil?

Dinheiro, PIX, TED, DOC, Link de Pagamento, Cartão de Débito e Crédito, Interpag e depósito por boletos. Também parcelamos o pagamento pelo link e pelos cartões de crédito.

Consulte as condições com nosso time de vendas!

Qual o melhor material para deixar mais liso o lastro do meu forno?

A Refratil oferece a Massa de Reparo como opção. Fale conosco e saiba mais!

A Refratil atende aos sábados e domingos?

Não.

A Refratil trabalha com tijolo para EASA?

Sim.

Quantos tijolos refratários preciso para 1 m²?

Depende das dimensões da peça e da forma de instalação. Normalmente, se instalado em ESPELHO, consideramos 38,3 peças.

Saiba mais neste link

Como combinar os tijolos refratários para atingir determinado diâmetro (interno ou externo)?

Consulte a tabela de combinação de arcos e cunhas: link para tabela de combinações.

Se o tijolo utilizado for em outro formato, fale conosco!

O que é Kevlar®?

E a fibra de aramida sendo Kevlar a marca registrada da empresa DuPont. Muito resistente e leve, refere-se a um polímero mais resistente que o aço (por unidade de peso) e resistente ao calor.

O concreto refratário pode ser projetado?

Sim. A Refratil possui em sua linha o concreto refratário convencional projetável de pega hidráulica, aluminoso e que pode ser utilizado em temperaturas de até 1500 ºC.

Consulte nosso time de vendas!

Como utilizar o disco refratário ou placa refratária no meu forno caseiro?
  1. Pulverizar uma camada fina de farinha de trigo sobre o disco/placa refratária;
  2. Colocar a massa já pronta no tamanho do disco/placa;
  3. Após esta etapa colocar os ingredientes conforme o tipo de pizza a ser assada;
  4. Levar tudo ao forno por aproximadamente 20 a 30 minutos;
  5. Servir colocando na mesa sobre um suporte de madeira.

 CUIDADOS 

  1. Nunca lavar!!!
  2. Raspar as sobras com espátulas
  3. Não untar (NUNCA) com óleo ou outro tipo de gordura;
  4. Em cada utilização, pulverizar farinha de trigo.
Qual a diferença entre inércia térmica e isolamento térmico?

De forma bem simples, isolamento térmico é o produto utilizado para diminuir o fluxo de calor que atravessa uma parede, um piso, uma cobertura, entre outros. Estes produtos podem ser aplicados também num sentido inverso, quando se deseja reter a passagem do calor (quando se procura reduzir o uso de ar condicionado, por exemplo).

A inércia é um conceito um pouco mais amplo pois se refere a capacidade térmica natural dos materiais da construção, considerando a escolha correta do material isolante que não diminua seu natural desempenho. Quanto mais espessa a parede melhor será a inércia, assim absorvem mais calor com a menor variação de temperatura.

Essa explicação é cheia de generalidades. Para entender melhor, fale conosco!

Qual a condutividade térmica dos materiais?

Neste link você encontra valores para coeficientes de condutividade térmica em kcal/h.m.ºC

Posso assentar azulejo diretamente sobre o reboco de vermiculta?

Recomendamos realizar uma camada de reboco convencional para realizar o assentamento afim de aumentar a resistência mecânica.

O que é Inconel®?

Trata-se de uma marca registrada da empresa Special Metals Corporation referente a uma liga de níquel e cromo resistentes à ambientes extremos, pressão e calor, oxidação e corrosão, entre outros.

Qual a diferença entre arco e cunha?

 

 

Isto é um Arco

Isto é uma Cunha

Quero isolar o escapamento da minha moto. Qual a solução?

Normalmente indicamos a fita isolante de fibra cerâmica. Se quiser outra sugestão, fale conosco!

A Refratil vende mantas isolantes por metro?

Alguns produtos sim. Consulte nosso time de vendas!

A Refratil vende gaxetas por metro?

Algumas gaxetas sim. Consulte nosso time de vendas!

A Refratil vende mantas isolantes por metro?

Alguns produtos sim. Consulte nosso time de vendas!

A Refratil vende Fitas Isolantes por metro?

Algumas fitas sim. Consulte nosso time de vendas!

A Refratil vende concreto por kg?

Não. Os concretos são comercializado em suas embalagens que normalmente contém de 25 a 30 kg, podendo sempre variar de acordo com o concreto especificado.

A Refratil vende por unidade?

Sim. A Refratil pode vender até um tijolo ou uma placa se esta for a sua necessidade.

Como assentar o tijolo refratário?

Recomendamos sempre o uso de cimento refratário. Pode ser seco ou úmido (pronto para uso). Consulte nosso time de vendas!

A Refratil trabalha com plaquinha refratária de churrasqueira?

Sim. Normalmente as dimensões comumente procuradas como “plaquinhas” ou “plaquetinhas” ou “plaquetas” é de 229x114x25 (mm).

A Refratil aceita cartão?

Sim. Consulte as bandeiras com nosso time de vendas!

Posso pagar com cartão mesmo estando longe da Refratil?

Sim. E dependendo da venda também pode comprar parcelado. Basta instalar o app da Infinite Pay para que possamos lhe enviar um link com os valores da sua compra bem como a forma acordada de parcelamento. Saiba mais consultando nosso time de vendas!

Qual material é mais resistente a altas temperaturas? Lã de vidro, lã de rocha ou fibra cerâmica?

Fibra cerâmica. As mantas, por exemplo, podem atender de 800 a 1400 ºC. Já as placas podem trabalhar de 1200 a 1600 ºC. Saiba mais com nosso time de vendas!

Qual a cor do tijolo refratário?

A cor do tijolo varia de acordo com o material utilizado em sua fabricação, a sua queima, entre outros fatores. Pode ser encontrado desde cores mais acinzentadas, passando por cores mais para o creme e vermelhos escuros e até mesmo preto.

Lembre-se que o tijolo refratário tem uma função principal e sua qualidade não passa necessariamente pela sua aparência.

Ficou com alguma dúvida? Fale conosco!

Posso pintar o tijolo refratário da minha churrasqueira?

Para manter as propriedades não é permitido alterar suas características físico-químicas, o que ocorreria no caso de pintá-los. São produtos produzidos para uma função muito específica e que sequer podem ser molhados. Além do risco de aspirar uma fumaça tóxica provenientes das tintas, colocando sua própria saúde em risco.

Qual a temperatura de trabalho da lã de vidro?

Até 450 ºC (produtos resinados) e 550 ºC (produtos isentos de resina).

Minha churrasqueira ou forno está esquentando muito. O que posso fazer?

Com certeza a utilização de um bom material isolante poderá resolver o seu problema. Entretanto, devemos entender melhor o seu problema para lhe indicar uma solução. Fale com nosso time de vendas!

Como manusear e assentar tijolos isolantes?

Os materiais isolantes devem ser armazenados em depósitos secos e cobertos, devendo ser sua colocação efetuada por operários especializados. Ao utilizar a argamassa para assentar os tijolos isolantes, deve-se fazer com que as juntas fiquem mais finas possíveis, evitando vácuo entre os tijolos. Não molhar os tijolos antes de assentá-los. Secar lenta e gradativamente as alvenarias, antes de colocar o equipamento em funcionamento.

O que é melhor para as plantas? Vermiculita ou Perlita?

Depende do que você busca solucionar. Elas podem ser utilizadas juntas, inclusive. Você deve saber que ambas são limpas, inodoras e atóxicas. Quando misturadas a um substrato ajudam as mudas a crescer.

A perlita é boa para drenagem do solo. A vermiculita retém mais água, o que é bom para o crescimento das sementes

Considere também que a perlita normalmente custa mais caro que a vermiculita.

Essa explicação é cheia de generalidades. Para entender melhor, fale conosco!

O que posso utilizar para substituir o amianto?

São muitas as possibilidades hoje em dia. Sendo placas ou tecidos e até mesmo o próprio pó isolante, podemos considerar a fibra cerâmica, fibra de aramida (kevlar®), que podem ou não conter reforço com inconel®, entre outros produtos. Tudo de acordo com a necessidade específica que busca solução. A Refratil pode te ajudar com isso. Fale com nosso time de vendas!

O que utilizo para revestir meu forno?

Esta pergunta suscita algumas questões: qual a temperatura de trabalho? O revestimento está sujeito a ataques mecânicos, físicos, químicos? O revestimento sofrerá choque térmico? Qual será o combustível para este trabalho?

Enfim, perceba que a resposta desta pergunta depende de alguns fatores. Mas a Refratil te ajuda com isso. Fale com nosso time de vendas!

Qual a vantagem de utilizar produtos de fibra cerâmica?

Sua leveza comparada ao refratário convencional se destaca uma vez que a fibra cerâmica trabalha em temperaturas altas e com grande capacidade de armazenar energia e baixa condutibilidade térmica. Também é muito mais resistente ao choque térmico.

Essa explicação é cheia de generalidades. Para entender melhor, fale conosco!

Qual a equivalência do tamanho da argila expandida para os materiais convencionais?

A argila 0500 equivale a Areia Grossa

A argila 1506 equivale a Brita 0

A argila 2215 equivale a Brita 1

A argila 3222 equivale a Brita 2

Qual a diferença da lã de rocha e da lã de vidro?

Ambos são isolantes termoacústicos utilizados no mundo todo. A lã de rocha possui maior resistência ao fogo que a lã de vidro, sendo ideal para estruturas de proteção passiva contra incêndios. Por ser mais leve, a lã de vidro normalmente é utilizada como isolante acústico em forros e preenchimento de drywal (ideal para neutralizar a voz humana), ao contrário da lã de rocha que é mais utilizada para isolamento de ruídos mais altos, como máquinas, por exemplo. O preço da lã de vidro normalmente é menor do que o dos produtos de lã de rocha.

Essa explicação é cheia de generalidades. Para entender melhor, fale conosco!

Qual a diferença entre proteção ativa e proteção passiva?

Elas se complementam em uma edificação. A proteção passiva são aquelas que evitam o incêndio, mas no caso de ocorrer, trabalha para que ele não se propague rapidamente, como por exemplo, as portas corta-fogo, tintas anti-chamas, entre outros. A proteção ativa é aquela que vai extinguir o incêndio. São os equipamentos e instalações específicas para serem acionados em caso de emergência, como por exemplos, hidrantes, extintores, detectores de incêndio, entre outros.

Essa explicação é cheia de generalidades. Para entender melhor, fale conosco!

Qual a origem do nome “Vermiculita”?

A vermiculita foi descoberta nos EUA em Worcester, Massachusetts, por Thomas H. Webb, em 1824, de quem provém seu nome devido a semelhança por ele encontrada entre o movimento da substância ao expandir e as contrações características dos vermes.